domingo, 28 de agosto de 2011

Entrevista com deputado Antônio Andrade, presidente PMDB-MG


Créditos: Jornal Correio do Noroeste, 15 mil exemplares, circulação: Noroeste mineiro etc.

O Jornal Correio do Noroeste entrevistou o deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB MINAS GERAIS, em seu gabinete em Brasília. Veja o que ele nos disse sobre suas ações parlamentares e sobre o futuro do noroeste mineiro.

CORREIO: O Sr. poderia nos falar um pouco sobre as prioridades de seu mandato para o Noroeste?

ANTÔNIO ANDRADE: A prioridade para o Noroeste é trabalhar para o desenvolvimento de vários setores, principalmente para a educação, saúde, infra-estrutura, agricultura e pecuária – por ser uma região rural, entre outras áreas. Já temos muitas conquistas com milhões de recursos investidos na melhoria dessas áreas. A qualidade de vida nas cidades do Noroeste já melhorou. Mas precisa melhorar muito mais. É para isso que continuo trabalhando em prol da região, com o apoio de vários deputados federais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

CORREIO: Vimos que o senhor foi o grande responsável pela inclusão de cidades do Noroeste mineiro no FCO, como o sr acredita que essa ação possa beneficiar diretamente a população de nossa região?

ANTÔNIO ANDRADE
: A inserção do Noroeste no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) significa mais recursos a juros subsidiados para nossas prefeituras, para nossos produtores rurais e para indústrias que queiram ou já estejam instaladas na região. Significa mais emprego e desenvolvimento. Sendo aprovado, o projeto será transformado em lei beneficiando os 23 municípios: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Presidente Olegário, Riachinho, São Gonçalo do Abaeté, Santa Fé de Mnas, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia, Varjão de Minas e Vazante.                                                

CORREIO: No dia a dia, como o senhor divide seu tempo e suas ações com os trabalhos na Câmara em Brasília, nas cidades de suas bases com as atividades como presidente do PMDB MINAS GERAIS?

ANTÔNIO ANDRADE: Uma coisa está ligada à outra. Tanto as articulações em Brasília, quanto em Belo Horizonte são fundamentais para levar os recursos para as cidades dessas regiões. Acredito que uma cidade não pode se desenvolver sozinha, isoladamente. É preciso que as cidades do seu entorno também estejam se desenvolvendo para todas crescerem. Em relação ao PMDB, trata-se de um trabalho político que no final também vai gerar progresso para o estado.

CORREIO: Como o senhor vê a sucessão municipal em 2012?

ANTÔNIO ANDRADE: Estamos trabalhando, e muito, no nosso PMDB para eleger um grande número de companheiros, prefeitos, vice-prefeitos e vereadore. Queremos lançar candidatos do PMDB em todos os municípios mineiros. É certo que nos municípios com mais de 50 mil eleitores teremos candidatos do PMDB à prefeitura e chapa completa de vereadores.

CORREIO: Poderia falar mais especificamente sobre Cabeceira Grande? E Unaí?

ANTÔNIO ANDRADE: Estamos trabalhando para lançar candidatos do PMDB à prefeitura e chapa completa de vereadores nesses dois municípios.

CORREIO: Fale um pouco, deputado, sobre a atuação das mulheres na política mineira, em especial sobre a participação nas cidades onde o senhor costuma ser o mais votado ou mesmo bem votado?


ANTÔNIO ANDRADE: Temos grandes lideranças femininas em prefeituras e câmaras municipais de várias cidades. São mulheres trabalhadoras, honestas e que fazem toda a diferença na política de seu município. Um exemplo é a vereadora Lília de Cabeceira Grande. Tem ainda as prefeitas Dione de Coromandel, Tânia de Uruana, as vereadoras Meirinha de Formiga, Edimê de Patos de Minas, Gildete de Buritis, Domingas de Riachinho, Maria das Dores de Vazante e tantas outras grandes mulheres.

“Temos grandes lideranças femininas em prefeituras e câmaras municipais de várias cidades. São mulheres trabalhadoras, honestas e que fazem toda a diferença na política de seu município. Um exemplo é a vereadora Lília de Cabeceira Grande”.

CORREIO: Em recente pesquisa realizada, uma das perguntas que falava sobre a importância do senhor no apoio a algum candidato a resposta dos entrevistados apontaram que 91% disseram que o apoio do senhor ajuda muito, como o senhor vê esse resultado?

ANTÔNIO ANDRADE: Sinto-me honrado pela confiança do povo. Estou no meu quinto mandato como deputado. Fui deputado estadual por três mandatos e estou no segundo como federal. Essas conquistas foram graças, também, à confiança do povo do Noroeste. Meu trabalho é para as pessoas, sou funcionário do povo e não vou parar de trazer melhorias para as famílias do Noroeste.
CORREIO: E a educação, como poderíamos criar pólos de ensino nas principais cidades do noroeste? Fale um pouco sobre as intenções com a FACISA e o IFET?
ANTÔNIO ANDRADE: Tenho ótimas notícias sobre a educação superior. Para Unaí, o projeto inicial era levar um núcleo do IFET, mas como já existe um em Paracatu e outro em Arinos empenhamos para levar um campus avançado da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para Unaí. E deu certo! Essa foi uma ação conjunta com outros companheiros para expansão do ensino superior em Minas. Tivemos o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e também do secretário Nacional de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio.
CORREIO: Nós vimos muitas vezes que apesar de nossas cidades estarem bem próximas do DF, alguns políticos e líderes não costumam ir à Brasília em busca de recursos para as cidades que representam. Como poderiam fazer uso dessa facilidade?
ANTÔNIO ANDRADE: O município que não trabalha em parceria com o governo do estado ou com o governo federal acaba perdendo recursos e a oportunidade de beneficiar seu povo. Afinal, grande parte dos recursos conquistados para os municípios vem dessas instâncias.
UNAÍ TERÁ UNIVERSIDADE FEDERAL
O Deputado Antônio Andrade, presidente do PMDB MINAS GERAIS, anunciou a liberação pela Presidente Dilma de um campos da Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha que será implantado já em 2012 na cidade de Unaí e que vai atender a todo o Noroeste Mineiro.
Graças à atuação conjunta dos deputados federais Antônio Andrade (PMDB) e Reginaldo Lopes (PT) Unaí receberá importante campus de Universidade Federal.
PATOS DE MINAS TERÁ CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL TECNOLÓGICO
Antônio Andrade explicou em seu site o trabalho para conquistar o Campus do IFTM para Patos. De acordo com ele, o Governo Federal vai anunciar a construção de 130 Campus de Institutos Federais em todo o país. Minas Gerais foi contemplada com seis unidades e uma delas será construída em Patos de Minas.
CORREIO: Poderia nos esclarecer os principais motivos que levaram a executiva do PMDB MG a intervir nos PMDB municipais?
ANTÔNIO ANDRADE: A Executiva do PMDB dissolveu, até agora, apenas os diretórios considerados infiéis, inoperantes e que não respeitam o estatuto do Partido. Estamos trabalhando para eleger o maior número de candidatos em 2012 e continuar esse trabalho de reestruturação do partido em 2014.

“Sempre trabalhei para o Noroeste. Já destinei milhões de reais em recursos para investir em melhorias na região. Defendo o Noroeste nas mesas de decisões do estado e do país”.
Deputado Antônio Andrade. prefeita Béia de Patos , dep. estadual Reginaldo Lopes (PT-MG) e Romu.aldo do INESC                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário