terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Saúde precisa de vitória!

Às vezes acredito que o sistema de saúde pública não tem solução, quando vemos que ainda falta muito para que o povo tenha um atendimento com condições ainda que mínimas. Uma consulta demora meses, um atendimento de emergência horas e um exame, muitas vezes o paciente morre na fila.

Há alguns dias atrás, uma amiga de Cabeceira Grande teve neném e desde o pré-natal já se sabia que a bebê iria precisar de uma cirurgia no coração. A bebê nasceu no dia 17 de julho e ficou cerca de 10 dias aguardando a transferência para um local que pudesse fazer o procedimento. Percorremos todas as instâncias e hospitais e não tivemos sucesso.

Recorremos à justiça e, depois de passar um dia inteiro entre hospitais, defensoria pública e tribunal de justiça, conseguimos já de madrugada uma decisão judicial dando à bebê o direito à saúde.

De posse desta decisão para nós já estava resolvido, pois ainda acreditamos que ainda se cumpre ordens judiciais sem contestações. Não era verdade, ficamos mais alguns dias esperando a remoção da recém-nascida. Ou seja, que lhe fosse dado o direito constitucional e fundamental ao tratamento necessário e com isso ela passasse pela justiça divina e lutasse pela vida depois de ter passado pela justiça dos homens.

Ainda sem sucesso fomos à promotoria de defesa da saúde  sendo prontamente atendidos pelo promotor de justiça. Queríamos que a decisão judicial fosse cumprida, só isso.

A promotoria passou então a fazer com que o sistema de saúde público cumprisse essa determinação judicial.

De lá fomos à Secretaria de Saúde, onde permanecemos o resto da tarde à espera de uma remoção. Ainda sem sucesso.

Na manhã do dia seguinte foi determinada a remoção da bebê para o INCOR DF, onde ontem, dia 08 de agosto, realizou a cirurgia de correção dos problemas que tem no seu coraçãozinho, já tão sofrido.

Essa menina tem conseguido várias vitórias. Vitória na concepção por ter sido a escolhida, vitória na gestação, vitória no nascimento, vitória na decisão judicial, vitória no cumprimento da decisão com a força da promotoria, vitória em ir para o INCOR, o que lhe dá o direito ao tratamento e ontem: vitória na cirurgia.

Hoje você terá mais uma vitória, a de sua recuperação.

Vitória, como já se chama, estamos te esperando depois de tantas vitórias para lhe dar outro direito, o de ser amada!

Você Vitória, quando crescer verá um Brasil melhor, cheio de vitórias, mas primeiro, é preciso que tenhamos vitórias no sistema de saúde pública.

Retirado do BLOG DA VEREADORA LÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário